A PANDEMIA É AGORA tudo que você precisa saber sobre vírus Covid-19

O que é coronavírus?

Coronavírus (CID10) é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China. Provoca a doença chamada de coronavírus (COVID-19).

Os primeiros coronavírus humanos foram isolados pela primeira vez em 1937. No entanto, foi em 1965 que o vírus foi descrito como coronavírus, em decorrência do perfil na microscopia, parecendo uma coroa.

A maioria das pessoas se infecta com os coronavírus comuns ao longo da vida, sendo as crianças pequenas mais propensas a se infectarem com o tipo mais comum do vírus. Os coronavírus mais comuns que infectam humanos são o alpha coronavírus 229E e NL63 e beta coronavírus OC43, HKU1.

Quais são os sintomas do coronavírus?

Os sinais e sintomas do coronavírus são principalmente respiratórios, semelhantes a um resfriado. Podem, também, causar infecção do trato respiratório inferior, como as pneumonias. No entanto, o coronavírus (SARS-CoV-2) ainda precisa de mais estudos e investigações para caracterizar melhor os sinais e sintomas da doença.

Os principais são sintomas conhecidos até o momento são:

  • Febre a partir de 38º
  • Tosse seca
  • Falta de ar
  • Dores no corpo ( dores muscular)

Em geral os sintomas duram de 7 a 10 dias.

Como o coronavírus é transmitido?

As investigações sobre as formas de transmissão do coronavírus ainda não são 100% ezata, mas a transmissão de pessoas para pessoas são contaminação por gotículas respiratórias ou contato.

Qualquer pessoa que tenha contato próximo (cerca de 1m) com alguém com sintomas respiratórios está em risco de ser exposta à infecção.

É importante observar, ainda não está claro com que facilidade o coronavírus se espalha de pessoa para pessoa.

Apesar disso, a transmissão dos coronavírus costuma ocorrer pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas, como:

 

  • gotículas de saliva;
  • espirro;
  • tosse;
  • catarro;
  • contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão;
  • contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos.

O período médio de incubação por coronavírus é de 5 dias, com intervalos que chegam a 12 dias, período em que os primeiros sintomas levam para aparecer desde a infecção.

 

Como prevenir o coronavírus?

 

O Ministério da Saúde orienta cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o coronavírus. Entre as medidas estão:

 

  • Lavar as mãos frequentemente com água e sabonete por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização. Se não houver água e sabonete, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool.
  • Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.
  • Evitar contato próximo com pessoas doentes.
  • Ficar em casa quando estiver doente.
  • Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo.
  • Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com freqüência.

CASOS MAIS GRAVES:

CUIDADOS REDOBRADOS

Idoso acima de 60 a 70 anos

 

PESSOAS COM DOENÇAS DE BASE 

Os idosos são mais vulneráveis ao vírus porque, a partir dos 60 anos, o sistema imunológico sofre uma deterioração por causa do próprio envelhecimento. Além de o organismo perder a capacidade de responder da melhor forma possível a uma infecção, indivíduos dessa faixa etária costumam ter mais doenças também.

O virologista diz que pessoas com diabetes, problemas respiratórios ou cardiovasculares sofrem mais com a covid-19, sendo elas idosas ou não. Mas quanto mais velhas, maiores as chances de essas doenças aparecerem, e junto com o sistema imunológico deficiente, o vírus se torna fatal.

  • Hipertensão
  • Bronquite crônica, etc..

 

QUANDO PROCURAR O MÉDICO

POSSIBILIDADE 1:

Se viajou para o exterior e tem febre e ao menos mais um sintoma.

POSSIBILIDADE 2:

Se tiver contato com uma pessoas SUSPEITA ou CONFIRMADA com o vírus.

Esses critérios levam em contato atual estágio da PANDEMIA e podem mudar de acordo com a evolução de casos.

 

 

 

Celso Oliveira

Sou um renomado escritor e jornalista especializado em vagas de emprego, minha paixão é conectar profissionais talentosos com oportunidades de carreira promissoras.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


O período de verificação do reCAPTCHA expirou. Por favor, recarregue a página.